50% dor, 50% amor

Tem gente que, no afã de conseguir os melhores resultados, acredita que é preciso buscar sempre mais, dar sempre o seu melhor, ir sempre no macro. O mais eficaz é o caminho do meio, 50% dor, 50% amor, e eu vou PROVAR pra você por que isso é VERDADE.



No mundo das competições, a gente aprende que, se der sempre o melhor de si, pode correr o risco de se lesionar. Ou seja, é preciso saber quando diminuir a marcha. É como quem corre uma maratona e sabe que precisa começar pegando leve ou vai chegar no fim sem gás e sem conseguir ultrapassar aquele último competidor antes da vitória. Equilíbrio é sempre a palavra-chave.


Você deve conhecer a história da Cachinhos Dourados, conto infantil que fala da menina que encontrou a casa dos ursos na floresta, onde moravam o pai grandão, a mãe e o bebê urso, pequenininho. Cachinhos Dourados, ao explorar a casa, experimenta a cadeira do pai, a cadeira do filho e acaba escolhendo a da mãe, a que era de tamanho médio e, por isso, onde ela cabia melhor.


Também experimentava o mingau dos ursos, um estava muito quente, o outro, frio, e ela comia o morno, que lhe apetecia melhor. Inspirada na história infantil, a GOLDILOCK RULE, ou regra da cachinhos dourados, leva essa questão do “caminho do meio” como uma maneira de se manter motivado, seja na vida, nos negócios, no esporte. Vários cientistas, como Stephen Hawking e Paul Davies, usaram a Goldilocks rule para mostrar questões sobre equilíbrio. Acho que isso já mostra que vale dar uma olhadinha no assunto, né? Rs


A Goldilocks rule na aprendizagem


Quando nos determinamos a aprender algo, geralmente estamos apaixonados, ou pela coisa em si ou pelo objetivo ao qual ela nos leva. E essa paixão é ótima como motivadora inicial. Entretanto, a paixão acaba e, assim como nos relacionamentos, ou nos alimentamos com mais motivos para determinação, ou caímos na rotina, que pode ser fatal.


Veja bem: não podemos nem colocar expectativas altas demais (dor), que podem nos fazer desistir, nem baixas demais (amor), que possam nos desmotivar. Por isso, a Goldilocks Rule é a grande chave: o caminho do meio, 50% dor, 50% amor. Nem tão quente, nem tão frio, nem tão grande, nem tão pequeno, mas no ponto certo que nos leve a desejar seguir, mesmo tendo dificuldades, porque elas nos levam, rapidamente, a avanços.

Com meus alunos, o que eu trabalho é a PERSONALIZAÇÃO da minha metodologia. Se alguém aprende melhor com música, esse será seu 50% de amor, por exemplo. E aí, os exercícios práticos, que podem ser a dor dessa pessoa, farão parte de um todo que contempla TUDO.


E dá certo! Aprender nos deixa muito empolgados. A questão é que, até descobrir essa forma de orientar quem quer aprender inglês, eu usei dor demais, ou menos do que deveria. E o contrário também. E fui avaliando os resultados, quem rendia mais, quem seguia no curso. A demonstração de alegria ao aprender, ao ultrapassar as próprias barreiras.


Então, a grande questão é: não se imponha apenas dor ao aprender. Está difícil demais? Pegue mais leve. Da mesma forma, não se deixe levar pelo conforto constante. Está fácil demais? Puxe mais daquilo que te confronta e desafia. É essa mistura de fácil/difícil que vai fazer com que você se apaixone, de tempos em tempos, pelo aprendizado. E conquiste (e reconquiste) motivação para aprender.

You don’t want to set a goal that is too difficult to achieve that it kills your motivation right away. When your goal is too far away from your current ability, you will lose hope. You will start to doubt yourself. And your doubts can kill your motivation. And when you doubt yourself, you don’t believe in it. When this happens, you will sabotage your own action. You may not put in your full effort because you don’t think that your goal is possible in the first place. On the other hand, when your goal is too easy to reach, you feel that it is not challenging enough and you will also quickly lose your drive to strive for something better. Therefore, set a goal that is not too difficult nor too easy to achieve.

0 visualização

© 2023 por Trading. Orgulhosamente criado com Wix.com