Curiosidade: Natal em inglês ao redor do MUNDO

Nunca viajou pra fora? Não sabe como é o Natal nos países de língua inglesa? Ou já foi e teve uma SUPER experiência diferente? Pois já aconteceu comigo e vou contar aqui. De quebra, vamos ver como é comemorado o natal em inglês por aí!



Natal no Reino Unido


Nos países do Reino Unido, não há o nosso Christmas Eve, ou seja, a véspera de natal. A comemoração é no dia 25 mesmo, quando as famílias se reúnem. Na noite anterior, muitas vezes há Christmas Celebrations, ou missas, os famosos Christmas Carols, que são os corais que vão de casa em casa, inclusive coletando dinheiro para obras beneficentes ou uma ida aos Pubs. Além do Peru tradicional de natal, no Reino Unido a ceia inclui algumas comidas típicas, como salsichas enroladas em bacon, couve-de-bruxelas e molho de cranberry, ah e o famoso Christmas Pudding, um bolo super tradicional, inventado na idade média. No Reino Unido eles também têm, como nos Estados Unidos, o costume de pendurar ramos de visco pela casa e, se você acabar debaixo de um deles com outra pessoa, precisa trocar um beijo! Mais duas tradições bem locais: comer Mince Pies, tradicionais tortinhas de massa podre recheadas com frutas secas, especiarias, açúcar e conhaque, durante todo o mês de dezembro, e ouvir o discurso da Rainha Elizabeth II, que acontece todo dia 25, exatamente, claro, às 15h.


Natal nos Estados Unidos


Pela quantidade de filmes de natal que se passam nos Estados Unidos, parece que já conhecemos muito mais da tradição de lá, não é mesmo? Bom, primeiro que eles não tem peru na ceia de natal - que também acontece no dia 25 de dezembro, aliás, quando se abrem os presentes - mas no Thanksgiving, celebrado na 4a quinta-feira de novembro, e que foi, inclusive, apelidado de Turkey’s Day (Dia do Peru). Entre as tradições americanas do Natal estão o pinheiro natural para ser enfeitado - eles realmente levam isso a sério - e as meias que são penduradas nas lareiras e onde os presentes são deixados. Todo americano que se preze, e vamos combinar, os turistas também, rezam para que o natal seja um White Christmas, ou seja, que haja neve.


Natal na Austrália


Eu tive a experiência de passar um Natal na Austrália e eles têm algumas tradições um pouquinho diferentes das nossas. Por exemplo, eles não comemoram na véspera do natal, apenas no almoço, e com uma ceia bem mais refrescante, aliás, muito mais condizente com o clima de lá, bem parecido com o nosso. Claro que famílias mais tradicionais costumam ter um almoço old fashioned, com peru e outras comidas típicas. Mas, no geral, eles se reúnem em família e amigos, e pode ser até em parques ou na praia e costumam levar frutos do mar, saladas ou até fazer um churrasco mesmo!


Natal na África do Sul


Como o Natal na África do Sul é no verão, como aqui, eles misturam um pouco das tradições australianas com as britânicas. Ceia no dia 25, com toda a família, e tem peru, sim! Entre as diferenças, para nós, estão o Malva Pudding, uma sobremesa parecida com nosso pudim leite condensado, e os Christmas Crackers, ou Ginger Crackers, os biscoitos de Natal, herdados da Inglaterra. Uma diferença interessante é que, na África do Sul, a figura do bom velhinho não é tão popular quanto nos outros países!


Natal na Irlanda


Na Irlanda, também só se comemora no dia 25, mas, como o clima é frio, o Natal costuma ser bem parecido com o que a gente vê nos filmes, inclusive nas comidas típicas. Mas tem duas super curiosidades sobre a data na Irlanda. A primeira delas é o Jumper’s Day - os Jumpers são suéteres temáticos natalinos, alguns tem até luzes e tocam música, e no Jumper’s Day, todo mundo vai trabalhar com eles! A segunda é, óbvio, só podia ser irlandesa!!! Reunir os amigos na semana antes do Natal e ir a 12 Pubs (os bares tradicionais deles) diferentes, consumir uma bebida em casa um e, claro, vestidos com seus Jumpers!


O mais bacana é que, mesmo com as diferenças, o Natal nos países de língua inglesa também tem similaridades. Tirando a África do Sul, nos outros países as crianças esperam por Santa Claus, nosso Papai Noel, para ganhar seus presentes, as pessoas trocam cartões de Natal, dependendo da religião do país há também uma celebração e não podem faltar os abraços e a confraternização, claro.


Este ano, a maioria vai ser online ainda, por causa da pandemia. Mas tá valendo, né? Vamos comemorar o natal, mesmo que de forma diferente. Então, Merry Christmas for you!

4 visualizações0 comentário