Currículo igual para todo mundo? Nem pensar!

Um dos maiores erros que podemos cometer ao procurar uma boa vaga no mercado de trabalho, e isso em qualquer língua, é usar o mesmo currículo para todas as empresas. Customizar, focando na vaga específica de uma companhia, pode ser a chave para você chegar lá. Vamos ver como fazer isso em inglês?



Aqui mesmo, no blog, eu falei um pouco sobre como começar um currículo em inglês. Como deve ser a sua apresentação, o cabeçalho. Agora, vamos continuar o conteúdo. Mas nos deparamos, já em um primeiro momento, com um obstáculo super comum: nós adoramos ter um currículo único, completo, com todas as nossas habilidades e experiências, Facilita a vida, né?


A questão é: NÃO FUNCIONA!!! Ou funciona muito menos do que deveria. Quer saber por que? Porque as empresas valorizam muito as informações que chegam e que estão customizadas para a vaga em questão. Elas querem saber quais as suas capacitações e as suas realizações que podem realmente fazer diferença para elas!


Então, aí vai uma dica preciosa: CUSTOMIZE SEU CV EM INGLÊS! E lembre-se, para as empresas maiores, é sempre muito bacana apresentar resultados, e se eles forem pautados em números, então, melhor ainda. Exemplo: aumentei as vendas da empresa em XX%, reduzi custos de processos em XX%, ampliei a capacidade produtiva em XX vezes e assim por diante.


Mas, então, eu tenho que ter vários currículos em inglês?


Vamos lá. você pode ter um CV BASE, porém, o mais importante é você ter as principais experiências da sua carreira claras para você e usar isso para adaptar o seu CV para cada vaga. Com isso, eu quero dizer que nem sempre uma experiência relevante para uma vaga é relevante para outra companhia.


Também quero dizer que, mesmo você tendo um bom CV base, com suas principais experiências, algo importante pode estar faltando para a posição que você está tentando, porque ele está generalizado, e não especificando as qualidades que aquela vaga requisita.


Eu lembro de quando fui passar alguns meses na Austrália. Eu tinha 5 currículos diferentes para as vagas de diferentes ramos e eu revisava o meu perfil pessoal para cada vaga à qual eu enviava o meu CV. Em menos de um mês, consegui um trabalho registrado, sendo que tinha muitos amigos que estavam lá há ANOS e nunca conseguiram. Sorte? Tenho certeza de que foi uma combinação de nível de inglês e boa comunicação no CV!


Fazer isso leva tempo e dedicação, pode ser bem cansativo. Mas, afinal, você quer ou não uma vaga? Então, seguem algumas formas de você CUSTOMIZAR SEU CV para cada vaga e aumentar enormemente a sua chance de sucesso:


Passo 1: Ler a vaga detalhadamente


A descrição da vaga será em inglês, então, possivelmente, vai te dar um pouco mais de trabalho. Não tente ser “o mais rápido” a enviar o currículo. Entenda quais são os job requirements e compare com o seu CV. Se coloque no lugar do ‘recruiter’ lendo seu CV. Está claro? O seu CV está relacionado com a ‘job specification’?


Passo 2: Antes de enviar, responda a estas perguntas:


  1. Eu consigo enxergar imediatamente os requisitos da vaga no meu CV?

  2. Caso não consiga, rearrange o seu CV, ajuste as informações para que seja claro e conciso.

  3. Eu estou respondendo a todos os requisitos da vaga?


É muito provável que, para algumas vagas, você não tenha todos os requisitos. Nesse caso, vale lembrar o que eu comentei lá no primeiro texto (link): pense em todas as experiências de carreira e de vida que se relacionam com o que a vaga precisa. Quais delas você consegue incluir no seu CV?


Aqui você precisa se certificar de 3 coisas: que seu texto está ENXUTO, CLARO e com as informações mais relevantes que você tem a oferecer para aquela vaga. O resto, a gente deixa a sorte dar uma ajudinha!!!


E não esquece de me acompanhar lá nos stories, no @fernanda_surian, porque estou dando várias dicas também, hein! E logo vem mais novidade boa por aí! Aguardem e confiem!


5 visualizações

© 2023 por Trading. Orgulhosamente criado com Wix.com