Futuro Simples no Inglês: pode ser bem diferente do que você aprendeu!

Muitas vezes, quando eu pergunto aos meus alunos a diferença de Will e Be going to, elas me dizem: em um eu TENHO CERTEZA que vai acontecer e no outro NÃO. Ou, em um é porque VAI ACONTECER LOGO e no outro é um futuro distante.



Ontem na aula 30 do curso 40 Dias par Aprender Inglês em Casa, eu falei sobre o futuro com WILL. Inclusive mencionei lá que a maneira de falar sobre o futuro em inglês é bem diferente do português.


Como assim, Fê?


Pois, é! No inglês mudamos a estrutura de futuro para deixar claro a nossa expectativa sobre ele. Enquanto em português eu posso falar “Eu vou trabalhar amanhã” ou “Eu trabalharei amanhã” e apesar de estar usando estruturas diferentes, o significado é o mesmo.... Bem, em inglês, se estamos falando de um plano ou se estamos fazendo uma promessa, a estrutura é diferente. Imagina se você soubesse que o seu chefe tem um plano de promoção pra você ou está fazendo uma promessa, apenas. Incrível, né?


Bom, ontem eu mencionei 3 usos principais do futuro simples com WILL:


Fazer promessas, falar de uma decisão que você fez AGORINHA ou falar sobre previsões de futuro. Alguns exemplos:


Situação 1 (promessa): “I will Always love you” by Whitney Houston.

Situação 2 (decisão no momento): O telefone toca. Sua mãe decide que vai atender. Em inglês ficaria “I will answer the phone.”

Situação 3 (previsão): “A vaccine against COVID-19 will take one year to be developed”.

Caso você queira falar de PLANOS, coisas programadas, usamos o “be going to”. Alguns exemplos:


1. Se você tem planos de estudar inglês no final de semana, você diz: “I’m going to study English next weekend.”

2. Se você decidiu vender a sua bicicleta e essa decisão foi feita de forma programada, então NO MOMENTO que você está falando: “I’m going to sell my bike.”

Note que a estrutura fica assim, para as afirmativas:

OU SEJA, em inglês falamos sobre o futuro de acordo com o que ele significa. Fica muito mais fácil entender se foi uma decisão no momento ou se era um plano, por exemplo, e isso muda bastante a dinâmica da comunicação.


Agora é a sua vez de praticar o “be going to”! Qual os seus planos para “next weekend”? E para “next month”? Conta pra mim e pratica essas frases!


See you tomorrow!

15 visualizações

© 2023 por Trading. Orgulhosamente criado com Wix.com