Série Apresentação - Texto 1 - Conquistando SEGURANÇA para apresentar em Inglês

Suor frio, insônia, sentimento de inadequação sempre que precisa apresentar em Inglês? Se isso acontece com você, saiba que é mais comum do que você imagina. Mas preciso que esteja aberto para entender as motivações que nos levam a ter tanto receio das apresentações e que abra sua mente também para um novo olhar sobre o inglês para apresentar. GARANTO que vai valer a pena, então, fique comigo. Combinado?


Qual é o maior desafio que alguém que precisa realizar uma apresentação em Inglês enfrenta? Certamente, lidar com a própria insegurança. Se você foi chamado para apresentar, é porque você domina a língua em algum nível, certo? Pode ser o que VOCÊ não acredita ser o ideal, ou então o que você ACHA que não será o suficiente. Provavelmente, você já é um B2. E, por isso, todo esse receio com apresentações pode ser apenas a sua insegurança acendendo o alarme.

Nesta série de 5 posts - sim, me acompanhe por aqui! -, vamos falar sobre o caminho que podemos percorrer até que apresentar em Inglês se torne mais natural para você, independentemente do seu nível com a língua ou dos fantasmas que você precisa lidar. Objetivo? Fazer com que você não queira sair correndo, arrumar uma desculpa ou colocar alguém no seu lugar sempre que for chamado para apresentar!

Para muitas pessoas, muitas, acredite, falar inglês não é algo simples, mesmo que elas tenham feito muitos anos de curso e já tenham treinado bastante. Há uma cobrança interna que existe e nos coloca em um local de insegurança potente. Com isso, muitos simplesmente travam. Quando eu construí a Metodologia Surian, eu sabia que não poderia levar em conta apenas o nível de inglês que a pessoa já está e onde ela quer chegar, mas como ela LIDA com isso, quais seus MEDOS e seus BLOQUEIOS. Quase todos temos algum.

Nossos receios e anseios podem ser impulsionadores ou bloqueios!

Temos receio de ser mal avaliados, ou de não sermos claros na comunicação. E o que mais desejamos é nos comunicar com clareza e segurança, sermos elogiados e respeitados pelos colegas presentes, falarmos o que precisa ser dito de forma educada e assertiva e, claro, ter mais LIBERDADE com o idioma, sem precisar que outra pessoa apresente um conhecimento que é SEU.

Isso tudo gera ANSIEDADE. E aí, é como falei lá em cima: suor frio, insônia, horas montando a apresentação, mais horas treinando ou tentando treinar e a sensação de que vai esquecer tudo na hora. Quem se identifica? As dicas para melhorar essa questão podem vir de várias formas, e vamos falar de todas elas mais para a frente. Mas ajuda se você:

  1. Pensar que não acontece SOMENTE com você;

  2. Se conhecer a ponto de entender seu REAL desafio;

  3. Tiver um acompanhamento com alguém que ENTENDA você;

  4. Conquistar mais CLAREZA sobre o seu Inglês;

  5. Pedir para alguém ver suas apresentações ANTES delas acontecerem.

Conseguir controlar a ansiedade e focar nos seus OBJETIVOS com a apresentação ajudam muito. No fim das contas, o que sempre deve importar mais é o CONTEÚDO! Você é só um veículo para que ele chegue às pessoas da reunião. Então, quando você consegue tirar o foco de si mesmo, e entende essa mensagem, a ansiedade começa a ser diluída.

É claro que cada um sabe a intensidade da sua própria dor e é por isso que eu construí a Metodologia Surian. Exatamente para que cada pessoa tenha meios de estudar a língua com base nas suas próprias dificuldades, nos seus desafios pessoais e na sua forma única e especial de aprender. Vamos dar uma rasteira nas inseguranças que te impedem de fazer uma apresentação INCRÍVEL em Inglês!

12 visualizações