Série Apresentação - Texto 4 - Usando a organização a seu favor

Apresentar, por si só, já é desafiador para muitas pessoas. Como já falamos aqui, apresentar em Inglês pode ser aterrorizante. Mas, se tem algo que pode ajudar é usar a organização a seu favor e minimizar possíveis lacunas e aqueles brancos que nos assombram até chegar na hora H.



Para quem tem dificuldades em apresentar, posso falar por experiência própria: organização é tudo! Para apresentar em inglês, então, se preparar antes, tanto na língua, quanto na organização do material, é fundamental. Existem alguns macetes que podem ajudar a ter mais segurança e tranquilidade para passar o conteúdo e não se sentir tão pressionado.


Nós já falamos aqui sobre pontos bem importantes desse tema:


Primeiro, estar ciente do seu nível de inglês e não se exigir demais;

Segundo, ter uma postura firme, treinar COMO apresentar para garantir mais segurança;

Terceiro, usar algumas frases básicas para ajudar a desenvolver o conteúdo da apresentação.


Agora, é hora de usar a própria apresentação a seu favor! Sim, os slides precisam ser uma ferramenta que ajude e não que confunda ainda mais um momento que já tem sua cota suficiente de tensão. Eu já havia mencionado que um dos pontos que realmente ajudam a aliviar a pressão é tirar o foco de si mesmo e lembrar que o importante, em uma apresentação, é o conteúdo.


Então, se o conteúdo precisa estar em evidência, nada melhor do que ele realmente ser um fator relevante também visualmente, certo? É aí que entra a construção do slides.


Algumas dicas:


Conheça a ferramenta

A primeira grande dica é: conheça a ferramenta que vai usar. Independentemente de qual for, saiba como usar os recursos para não ser pego de surpresa por algum bug durante a apresentação, especialmente se for usar vídeos ou animações.

Use textos curtos


Use textos diretos, que ajudem quem está assistindo a assimilar o conteúdo, mas que também sejam fáceis para lembrar você sobre o que está falando.


Crie uma identidade visual simples


Usar imagens pode ajudar bastante, mas abusar delas pode confundir, certo? Então, o melhor é manter um equilíbrio entre ilustrar e deixar que o texto seja o ponto principal do slide.


Usar um tempo antes da apresentação para se preparar pode ser a grande diferença na qualidade da sua emoção e do material a ser apresentado. Será o conjunto desses dois fatores, somados à sua desenvoltura com a língua, que fará com que a sua apresentação possa mesmo ser um sucesso!


Sente que precisa de ajudar nos tópicos abordados? Eu posso te ajudar! Entre em contato e saiba mais sobre o curso de Apresentação em Inglês.

2 visualizações

© 2023 por Trading. Orgulhosamente criado com Wix.com