Série de Problemas mais comuns para estudar na quarentena. E soluções TESTADAS e APROVADAS (Parte 4)

Quarto passo mestre para entender por que suas decisões sobre rotina na quarentena podem NÃO funcionar.


PLANEJAMENTO e FLEXIBILIDADE, você sabe como dosar suas próprias expectativas?



Se não ter um planejamento de rotina, juntando com a falta de pausas e rituais e também sobre motivação e organização, pode ser extremamente prejudicial para sua rotina, não se permitir ser flexível com o que acontece no seu dia a dia pode ser ainda pior. Se tem algo que a humanidade ainda precisa aprender a lidar é com o controle. Ou a total falta dele, quando falamos de acontecimentos e intervenções externas, obviamente.


O que eu mais escuto dos meus alunos é o quanto eles ficaram FRUSTRADOS por terem se colocado objetivos que não foram atingidos. Salvo algumas exceções, a maioria das vezes isso aconteceu porque não foi possível fazer o que se tinha proposto NA HORA e DA MANEIRA como tinha sido proposto. Faltou o quê para atingir o objetivo? FLEXIBILIDADE.


Então, vamos lá: se o planejamento nos faz entender os melhores tempos e modos de fazermos aquilo que precisamos ou a que nos propomos, é a flexibilidade que nos ajuda a ter resiliência e a perceber quando estamos nos exigindo demais ou sendo intransigentes com o meio e com o mundo.


Tem uma técnica que a Pandora Treinamentos ensina, que é chamada de Técnica Pomodoro, que basicamente trabalha blocos de tempo, o que torna mais fácil deixar as distrações de lado e preparar o cérebro para ter produtividade sem tantas frustrações.


Como funciona a Técnica Pomodoro da Pandora?

  1. Faça uma lista das tarefas do dia

  2. Coloque o despertador para cada 25 min

  3. Foque na tarefa proposta sem interrupções

  4. Quando o despertador tocar, faça uma pausa de 5 minutos

  5. Retome o trabalho por mais 25 minutos

  6. Depois de 4 blocos de trabalho, faça uma pausa maior, de 30 minutos

E no que isso nos ajuda? A focar no pequeno, ao invés do macro. Vou dar um exemplo prático. Você se propôs a escrever por 25 minutos, seu filho teve um problema com a tarefa da escola, que agora também é feita totalmente em casa, e você não consegue cumprir o seu tempo de 25 minutos. Será muito melhor uma interrupção mental nesses 25 minutos do que em um período inteiro, como manhã ou tarde, de produtividade.

Sem colocar esse tempo, uma interrupção pode simplesmente tirar seu foco total por um dia inteiro, e aí, sim, você vai fazer o que aquela urgência pede, mas com a cabeça nas tarefas não feita da sua To Do List. To errada?


Resumindo:


O problema é achar que seu plano vai funcionar SEMPRE, e 100%. Vamos combinar que a vida não funciona assim!


O resultado é ficarmos irritados, cansados e sem foco. Zero produtividade, né?

A SOLUÇÃO, comprovada pela minha rotina e pelos meus alunos: flexibilizar nos torna mais resilientes, menos exigentes conosco e com os outros e adaptáveis. Assim, quando a produtividade cai, conseguimos retomar com mais facilidade e menos traumas, ok?


Tenta fazer na sua casa e me conta como foi. Lembrando que toda mudança de rotina é bacana ser feita por 7 dias, no mínimo, e aí você consegue entender o que melhorou no geral.

0 visualização

© 2023 por Trading. Orgulhosamente criado com Wix.com