Série de Problemas mais comuns para estudar na quarentena. E soluções TESTADAS e APROVADAS (Parte 3)

Terceiro passo mestre para entender o que é realmente importante na hora de construir sua rotina na quarentena.


ORGANIZAÇÃO e RELAXAMENTO, como saber manter a energia alta e entender quando é preciso parar e recarregar as baterias?



Nós já falamos aqui sobre manter foco e ganhar qualidade (link) e sobre motivação e saber eleger o que é realmente importante pra você (link), mas se tem uma coisa que vai ajudar a manter uma rotina durante o isolamento é o equilíbrio entre organização e relaxamento. Apesar de estarmos em casa, estamos cansados! Acumulamos tarefas (trabalho, estudos, casa, filhos) e não temos mais uma coisa que antes era tão corriqueira e até odiada: os períodos de transição entre as atividades!


Sim, sabe aquela hora de trânsito para chegar ao trabalho? Ela fazia com que seu corpo entendesse que estava se preparando para ele. Sabe os horários para almoçar, para o café, para buscar as crianças na escola? Então, eles eram as quebras na rotina, embora fizessem parte dela. O que está acontecendo agora? Muita gente está seguindo de uma atividade para outra, ininterruptamente, sem fazer as transições. O que acontece com o cérebro? Cansaço!


Hoje, acabamos exercendo todas as nossas funções ao mesmo tempo, praticamente, e no mesmo lugar. Com isso, o cérebro perde a noção do tempo e de etapas, como quando parar e começar outras tarefas, entende? A SOLUÇÃO??? Provocar a transição de tarefas, mudar os espaços, criar pequenos rituais que vão fazer as pausas entre uma atividade e outra.


Hoje, eu planejo as aulas, faço minha comunicação, atendo meus alunos, dou aula e treino, tudo em casa! E posso dar o EXEMPLO do que está funcionando para mim: quando vou treinar, eu para tudo, preparo o ambiente, a música, troco até móveis de lugar, vou informando ao meu cérebro de que aquela é a hora do treino e não do trabalho. Tem até um post meu mostrando essa transição em vídeo lá no Instagram.


É preciso encontrar a SUA solução


Claro que o que funciona para mim talvez não funcione para você. E o contrário também está valendo. Somos seres únicos e temos formas diferentes de olhar o mundo e de lidar com tudo, inclusive com horários (eu também já falei sobre isso neste post - link). Por isso, é preciso encontrar a SUA forma única de lidar com a relação entre ORGANIZAÇÃO e RELAXAMENTO. Ou seja, encontrar o timing certo para ser produtivo, sem deixar de dar o tempo devido para sua mente descansar. E isso vale para TUDO, especialmente para preparar a mente para estudar.


Então, experimente ter um lugar diferente do trabalho para estudar, ou ter uma playlist pra estudar ou para, quando o alarme despertar, por exemplo, parar o que estiver fazendo e um ritual de transição, que pode ser: fazer um café, lavar o rosto, respirar profundamente, colocar uma música que você ama em inglês ou uma música de concentração, deixar o livro de estudos à mão. Ou seja, transformar o momento de estudar em algo diferente, em uma quebra de rotina, dentro da rotina, claro.


Experimenta fazer por 7 dias e me conta se ficou mais fácil por aí, ok? E me segue lá no Instagram, que eu sigo postando mais dicas, ok???

0 visualização