© 2023 por Trading. Orgulhosamente criado com Wix.com

Você sabe quantas horas precisa para se tornar fluente em Inglês?

Muita gente acaba me perguntando quantas horas precisa estudar para se tornar fluente em Inglês. E essa pergunta é, na verdade, uma pegadinha. Vou explicar o porquê! Continua comigo aqui no blog.



É difícil ter uma resposta direta e única sobre quantas horas é necessário estudar para ser fluente em Inglês. Isso porque existe, sim, um padrão a ser seguido – que foi criado exatamente para que se possa medir o tempo e construir cursos e aulas em cima dele, para que todos possam chegar mais ou menos no mesmo ponto final, digamos assim. Mas, ao mesmo tempo, esse padrão pode mudar de pessoa para pessoa, levando em consideração objetivos e meta final de aprendizado.


Vamos à parte prática? O método utilizado para elencar o tempo de estudo é o Common European Framework, uma referência mundial para descrever os níveis de aprendizado, ensino e proficiência em Inglês. Ele prevê seis níveis:


Básico - A1 e A2

Intermediário - B1 e B2

Proficiente - C1 e C2


E, para chegar a cada um deles, o Common European Framework determina uma quantidade média de horas de estudo dirigido, partindo do zero:


A1 – 90 to 100 hours

A2 – 180 to 200 hours

B1 – 350 to 400 hours

B2 – 500 to 600 hours

C1 – 700 to 800 hours

C2 – 1000 to 1200 hours


Acontece que muita gente acha que só vai saber Inglês suficiente quando for um C2. E, além disso não ser verdade absoluta, não necessariamente você precise ser C2 em tudo. Os níveis podem ser diferentes para entender a língua (ouvir e ler) e para falar, por exemplo!


Ou seja, dependendo dos seus objetivos, você pode ser um B1 para falar, e um B2 para ouvir e ler e isso já ser maravilhoso para você!


Fora que, para prever a quantidade de aulas que faltam para você estudar, ainda é preciso saber em que nível você está e fazer uma matemática básica: se você estuda Inglês uma vez por semana, com 1 hora de aula, terá estudado, ao longo de um ano, uma média de 40 horas. Aí, basta multiplicar e ver se a sua dedicação precisa dobrar de tamanho, por exemplo.


Tudo depende, de novo: dos seus objetivos, do tempo que você tem para se dedicar e do método que usa. Muitas vezes, aulas mais customizadas, vamos assim dizer, são mais eficazes porque vão te levar mais rápido aonde você quer chegar!


Se você ainda não ouviu o podcast desta semana, corre lá porque eu to explicando tudo isso com mais exemplos. E, se você precisa de ajuda para entender seu nível de Inglês e onde você quer chegar, e quanto tempo vai levar para chegar lá, me chama que eu posso te ajudar!


Me segue aqui:

Instagram

LinkedIn

2 visualizações